9 de julho de 2010

NECESSAIRE DE CROCHE NO PONTO SONIA MARIA - POR MARTA OLIVEIRA






Olá, amiga (o)!


Mais uma NECESSAIRE no PONTO DE CROCHÊ SONIA MARIA (Crochet Stitch Sônia Maria)... Dessa vez minha alegria veio da Marta Oliveira. Marta é uma das nossas leitoras queridas. Veja como ficou charmosa sua bolsa! Ela usou uma linha de seda. Para diferenciar ela aplicou algumas contas nas pontas do fio que a fecha. 

A cada peça feita por uma amiga... Fico muito mais feliz. 

Esse ponto é realmente um interessante e divulgá-lo é uma das minhas metas. Ele aufere uma textura diferenciada a peça. Ela fica mais encorpada.  Todas que o tece gostam. Experimente você também. Caso o faça não se esqueça de me mandar suas fotos para postar aqui. Meu e-mail é lacerda.sma@hotmail.com .

 A Marta me disse que fez umas flores para aplicação e pediu minha opinião...

Querida Marta, 
Minha opinião é de que aplique as flores, sim... Elas sempre alegram e dão aos nossos acessórios mais feminilidade e um charme especial. Se as aplicar não se esqueça de me mandar uma foto para postar aqui. Assim mostramos as duas possibilidades de acabamento.
Ao aplicar as flores veja se não ficou demais com as contas. Se achar que sim opte por uma delas... Flores ou contas. Sou adepta da idéia de que o menos é sempre mais. Sempre que optei por menos nas minhas percebi que ficaram mais elegantes e agradaram a mais pessoas.
A você o meu muito obrigada pelo carinho e atenção.Tenha uma linda semana e ...


Atualizado em 09 julho de 2010


Respondendo a e-mails e retirando dúvidas...  




De: Marta Oliveira
Enviada: 9 de julho de 2010 
Para: Sônia Maria (lacerda.sma@hotmail.com)

"Oi Sônia, tudo bem?
Antes quero te agradecer por ter postado a minha necessaire!  Achei interesante você criar um blog especialmente para esse lindo ponto.  Eu vou aplicar as florzinhas e depois te mando uma foto.
Eu fiz a bolsinha pelo vídeo da Elaine e aí fiquei conhecendo o seu blog.  Estou fazendo uma bolsa grande e quero fazer a parte de cima com pontos baixos.  Eu já fiz  a olho, mas percebi que um lado fica mais arredondadinho e o outro, aonde foi finalizado não.  Estou enviando umas fotos da lateral da bolsa pra vc ter uma idéia de como ficou e quero pedir a sua ajuda para me explicar como devo fazer depois que termino a última carreira do ponto Sônia para iniciar com ponto baixo.  Como eu não tinha idéia apenas fiz as 3 correntinhas e prendi, depois subi 6 correntinhas e comecei a fazer os pontos baixos em cima dos elos, mas não ficou bom...
Mais uma coisinha.  Eu fiz 2 correntes entre os elos.  Você acha que eu deveria fazer apenas uma?  Tambéms gostaria da sua opinião se eu deveria diminuir alguma carreira do ponto Sônia e quantas carreiras de ponto baixo devo fazer.  A medida da bolsa é de 38 cm de largura e 23 cm de altura (sem contar o fundo).  Desculpe tantas perguntas, mas é a 1ª bolsa que estou fazendo, sou iniciante.
Agradeço mais uma vez a sua atenção!
Um grande abraço, 
Mart@"


RESPOSTA:


Graças a Deus tudo bem. Minha filha está prestes a dar a luz. Daqui a alguns dias sumirei por uns 2 meses.
O motivo dos cantos terem ficados desiguais é o aumento de pontos que você fez no fechamento de cada carreira. Veja as fotos. Fiz anotações nelas.








Eu também cometia esse tipo de erro no princípio.



Depois que terminar a última carreira do Ponto Sônia Maria faça os pontos baixos de acordo com o que você quer para sua bolsa. Abaixo alguns exemplos de como fazer o Ponto Baixo. Clique na foto para visualizar melhor a foto com as minhas indicações...


1º - A Inez optou por fazer os pontos mais juntinhos. Veja na foto...


2º - Tanto a Sandra Simião como a Ana preferiram os pontos mais distantes. Observe as fotos a seguir.



Veja também como fiz o acabamento do meu individual de croche que está no link a seguir. Para ver melhor a receita click na foto ok? http://pontodecrochesoniamaria.blogspot.com/2008/10/suplat-de-croche-no-ponto-sonia-maria_31.html . Depois disso decida se quer correntes entre os elos ou pontos baixos dentro deles. Você decide o modelo que queira a partir disso.
Quanto as carreiras de Pontos Baixos, gostei da quantidade que você fez. Eu sempre vou fazendo e vendo se harmonizou ou  não. Se fizer poucas carreiras de ponto baixo fica desproporcional e se fizer em excesso perceberá que ficará largo e demais. Vá olhando carreira a carreira e faça ao seu gosto. Não tenho como te dizer quantas carreiras porque dependo da agulha e da linha é uma espessura. Essa quantidade que você fotografou ficou linda.
Sempre que precisar me mande seus emails e perguntas que dentro do possível responderei. Agora que serei vovó, vou ficar um tempo fora de casa e daí vai ficar mais difícil.


Atualizando em 18 de julho de 2020:


Nova foto enviada por Marta Oliveira, já com a flor aplicada.



BONS CROCHETS!

7 comentários:

  1. Que lindo Sô..
    ótima idéia
    e com flores pode ficar melhor ainda...
    vc sempre inspirando as meninas =)
    Beijos Mô =)

    ResponderExcluir
  2. Linda!!!linda!!
    Adorei e com flores vai ficar ainda mais linda.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Sônia, estou por aqui olhando ao "vivo" as maravilhas que o seu ponto tem inspirado.
    Fiquei deslumbrada com a manta Gabriela. É belíssima! Apaixonei-me!
    Estou sempre por perto, quando me sobra um tempinho...Ah! gostei também do WALL.
    Abraços carinhosos sempre da Wal

    ResponderExcluir
  4. Sônia, amiga, que post lindo destas bolsas, as cores que as meninas fizera estão lindas mesmo, adorei!!!!!!!
    Não somi não amiga, sentios falta de suas postagens, muitas felicidades e que a sua filha tenha uma hora de parto linda!!!!!!
    A filha do meu primo nasceu já, muito fofa!!!
    Quando ela nascer dá um alô pra nós no blog. Beijão!!!


    Márcia

    ResponderExcluir
  5. Seus trabalhos são maravilhosos, eu como amadora, vivo garimpando boas receitas.Esse inverno que está acabando fiz para minhas netas e filhas, trabalhos lindos, todos cópia de voces que são pra de talentosas.Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Olá Sonia estou sempre procurando no seu blog se tem um um video da flor juracy, morro de vontade de faze-la, mas não consigo entender o gráfico pois ainda sou aprendiz, tem como me ensinar ?Desde de já te agradeço de coração,beijosssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruth, estou em dívida com você e várias outras amigas! Me desculpe, amiga! Estou com dificuldades para editar os vídeos... Assim que resolver esse problema recomeçarei a gravar os vídeos...
      Beijos

      Excluir

Olá, amiga(o)!
Estou feliz por tê-la(o) aqui.
Volte sempre!
Se você não tiver blog, não se esqueça de me deixar seu email.
Abraços com carinho,
Sônia Maria

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

PESQUISE NESTE BLOG

RECENTES POSTS DO BLOG PONTO DE CROCHE SONIA MARIA

LINK-ME DO BLOG PONTO DE CROCHE SONIA MARIA


LINK PARA O FALANDO DE CROCHET

LINK-ME DO BLOG FALANDO DE CROCHET


LINK PARA A ROTA MUNDIAL DO CROCHE

12 de setembro é o DIA INTERNACIONAL DO CROCHÊ

12 de setembro é o DIA INTERNACIONAL DO CROCHÊ
Jimbo é o instituidor do DIA INTERNACIONAL DO CROCHÊ

BLOGROLL DAS AMIGAS QUE FIZERAM PEÇAS NO PONTO DE CROCHE SONIA MARIA ( EM CONSTRUÇÃO)

INSTALADO EM 18 ABR 2010

GEOMAP INSTALADO EM 18 05 2010

GEOCONTER